Comida alimenta o corpo e não a alma…

Olá minha irmã! Espero que tudo esteja bem com você! Estarei compartilhando com você algumas coisas relacionadas a alimentação que são de grande importância para nosso presente e para o futuro.

Entendendo início…

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
(Co 6.19)

1 Coríntios 6:19,20https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/6/19,20

https://vapza.com.br/alimentacao-saudavel/como-montar-um-prato-de-comida-saudavel

Esse foi o tema abordado na última Reunião do Ministério de Mulheres. Diariamente o Senhor nos dá oportunidades de transformação e amadurecimento. Por isso, devemos entender que Ele nos chama de filhas. As escolhas que fazemos em relação aos hábitos alimentares e atividade física são decisivas para a nossa qualidade de vida. Aproximadamente 85% das doenças( obesidade, depressão, hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto, câncer…)estão relacionadas com isso, portanto dependem do livre arbítrio. Cuidar do corpo é uma expressão de louvor a Deus, pois assim estamos sendo gratas e cuidando para ficar saudáveis no que depender de nós! Precisamos estar bem para cumprirmos nossa missão.

Com certeza, o que plantamos também colhemos. Quer um exemplo: Pense em como era seu corpo há 10 anos atras? Ele mudou? Pense nos seus hábitos atuais e imagine como estará seu corpo daqui 10 anos… Se a gente envelhece e se cuida não perderemos tempo cuidando das doenças que “escolhemos” ter. Isso é ser grata ao Senhor! Espero que você esteja me entendendo. As escolhas erradas geralmente me trazem um pacote de problemas.

O Senhor nos criou para sermos felizes, para aprender sobre Ele, aprender com os problemas da vida e ajudar as pessoas. Então sempre é tempo de continuar.

Alimentação e cuidado com o corpo é um assunto que sempre está em nossa boca sempre quando nos encontramos com alguém. A meta hoje não é falar do padrão de beleza do “mundo”. Não é sobre as mulheres lindas das capas de revistas ou das que estão sempre nas redes sociais sempre com roupas diferentes, lindas e maquiagem impecável.

Também antes de qualquer coisa precisamos entender é que se tenho 44 anos e há 20 anos eu pesava 48 Kg, não posso querer ter aquele corpo de volta. Temos filhos, o corpo muda, a gente muda, mas devemos entender o que é ser saudável de acordo com a nossa idade, peso, altura e hábitos de vida. Precisamos entender que o tempo passa e precisando ir envelhecendo bem. Precisamos nos amar e nos aceitar!

Hoje vamos falar de forma geral sobre reeducação alimentar, ressaltando que a pessoa apta para fazer o exame físico, analisar os hábitos de vida e alimentares e prescrever a dieta (cálculo de calorias) de acordo com cada pessoa é a nutricionista.

Qual é mesmo a função da comida?

A alimentação tem a função de nutrir o nosso corpo. Daí é importante a gente entender que fome da alma a gente resolve com outras coisas. A busca de intimidade com o Senhor ajuda a administrar as outras coisas, pois através da oração Ele cuida e nos capacita para cuidar das nossas emoções. Isso tem que entrar na cabeça!!!!

Na prática, quando ficamos ansiosas a tendência é buscar alguma coisa com açúcar, mas nem precisa ser doce. Pode ser massas também.

Vício…

Sempre vou escrevendo e o post vai ficando bem longo, mas preciso escrever para que você entenda meu ponto de vista e possa refletir, inclusive, você tem a liberdade de discordar também.

Esses dias li um artigo falando sobre açúcar e foi comprovado que ele vicia 10 vezes mais que a cocaína. Isso é sério demais, porque diversas vezes condenamos alguns hábitos como uso de bebida alcóolica ou substâncias ilícitas. Não paramos para pensar que a maioria de nós temos vício por açúcar. Pode ter certeza que ele atrapalha nossa intimidade com o Senhor. Atrapalha porque por várias vezes nos sentimos culpadas por não ter dado conta, ou por não estar com o corpo ideal. Existe uma preocupação com dietas (de moda), ou a frustração por não conseguir o tão sonhado objetivo: emagrecimento.
O Inimigo sabe disso! O que de fato acontece é que perdemos tempo demais com isso, pois ocupamos nossas mentes e nosso tempo buscando soluções milagrosas e erradas. Acima de tudo, deixamos de buscar mais intimidade com nosso Deus. Prova disso é analisar o que Mais temos buscado na internet através das nas redes sociais. Pode ter certeza que a maioria das mulheres buscam dietas em primeiro lugar. . É preciso entender que sem a reeducação alimentar estaremos perdendo tempo demais.

O que acontece comigo?

https://marigeuer.com/equilibrio/wp-content/uploads/2013/12/roda-do-emagrecimento.png

Acima coloquei a roda do emagrecimento que é muito utilizada por coaches que atuam também na área do emagrecimento. Isso é interessante demais, porque muitas vezes desejamos emagrecer, mas não temos uma visão nem de quem realmente somos e o que realmente queremos.

Portanto, antes de qualquer coisa o ideal é imprimir essa roda e tirar um tempo para compreender qual pontuação você obteve em cada área. Então é importante você imprimir pelo menos umas 4 cópias, pois você tem o livre arbítrio para ir mudando sua vida e melhorando. Vá marcando, ou pintando os pontos. Então, se é uma roda os pontos devem estar mãos niveladas. É comum a gente fazer e ficar como se fosse uma estrela estranha. Não se assuste, nosso Deus te capacitará! Você só tem que ter a noção que é preciso primeiro entender o que está acontecendo aí dentro de você!

É muito importante que você busque intimidade maior com o Senhor para que Ele te dê paz e equilíbrio espiritual. Através da confiança no Senhor ficará mais fácil entender e buscar melhorar as outras áreas.

O post já está longo de novo! Mesmo assim quero enfatizar que o conhecimento sobre cada grupo de alimentos você pode obter através de uma nutricionista que te avaliará e traçará um plano alimentar, ou até mesmo na internet.

O que você não pode esquecer é que você precisa ter paciência e consistência nas ações( reeducação alimentar e atividades física), porque as conquistas vem aos poucos. Pode ser difícil no início, mas serão mudanças para a vida inteira.

Então depois a gente conversa mais sobre isso!!!
Que Deus te dê sabedoria para cuidar da sua alimentação e saúde. Que você seja uma exemplo para a sua família!!!

Uma abraço!!!

Rosielly Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: