Uma entre quatro pessoas terão AVC…

Olá! Hoje quero abordar um assunto de grande importância porque está relacionado ao cuidado com o corpo que é templo de Deus. Vamos estudar um pouco sobre o AVC(acidente vascular cerebral) que também é conhecido como derrame( termo popular). Procurarei abordar o assunto de forma mais simples para facilitar a compreensão. Acredito que mesmo que você não trabalhe na área da saúde, se buscar o conhecimento, Deus poderá te usar para se ajudar e ajudar alguém. Deus sempre coloca a gente no local e na hora certa. Sabia que quando alguém sofre um AVC a assistência médica deve ser buscada com urgência para que não ocorra progressão da lesão no cérebro. O AVC mata mais que o câncer! Existe um estudo que fala que uma entre quatro pessoas pode ter um AVC ao longo da vida, no Brasil, ano passado, ocorreram mais de 400.000 casos novos e desses ocorreram mais de 100.000 mortes*. Sem contar que é a principal causa incapacidade física.

http://www.sindsegrs.com.br/2017/12/06/o-que-e-acidente-vascular-cerebral-avc/16-avc/

Tenho uma pergunta muito importante para te fazer: Se você estiver com alguém e essa pessoa sofrer um AVC(derrame) você saberá identificar? Muitas vezes alguém que conhecemos afirma estar passando mal e a reação que vem a mente é dar um “remedinho” ou deixar em repouso para ver se vai passar.

Você conhece alguém que teve esse problema? Qual era a idade? Ficou com alguma sequela? A maioria das pessoas não conhece os sintomas. Quanto antes o problema for percebido, maiores as chances de intervenção e recuperação das sequelas.

Essa semana participei de um treinamento realizado pela Neurologista Letícia Rebello do IHBDF, esse hospital é referência para o atendimento do AVC de emergência em Brasília. Ela abordou essa doença de forma muito clara enfatizando sobre a prevenção através do controle dos fatores de risco( pressão alta, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, genéticos, etc). Além disso, enfatizou a importância do reconhecimento dos sintomas e os tipos de tratamentos.

Os principais sintomas de um AVC são: a paralisia súbita de um lado do corpo, perda de sensibilidade, tontura e dificuldade de visão, fala e compreensão dificultadas. Se acontecer um ou vários desses sintomas, o paciente deve ser submetido a um teste. O teste é bem simples e está demonstrado na figura abaixo. Então, se você pedir para a pessoa sorrir e o sorriso estiver torto, se pedir para ela levantar os braços e um braço tiver fraqueza em relação ao outro, se ela não conseguir repetir uma frase pode ser sinal de que tem algo errado. Também é muito importante anotar o horário que o sintoma começou para falar na hora do atendimento médico.

http://2.bp.blogspot.com/-X_dxWAij4Hs/Vo14kO6zf4I/AAAAAAAAAf0/Dh9NBJIMeI0/s1600/3.jpg

Então se o médico descobre o horário que começou, saberá qual o tratamento fazer. O ideal é que seja o mais rápido possível porque o paciente tem que fazer uma tomografia de crânio e o médico decidirá se vai encaminhar urgentemente para o neurologista em até quatro horas e meia do início dos sintomas.

Mesmo com grande número de mortes, e com as sequelas que ficam, as pessoas não tem noção que pode acontecer com elas. Na verdade a maioria dos casos de AVC pode ser evitado com hábitos saudáveis de vida(alimentação saudável e atividade física). Além disso, quem tem problemas de pressão alta(hipertensão arterial) diabetes, colesterol alto(dislipidemia), obesidade, tabagismo, arritmia cardíaca, sedentarismo estão na fila do AVC. Por isso, devem estar atentas na prevenção.

Existem dois tipos de AVC. O mais comum atinge 85% dos casos, é o AVC isquêmico, acontece quando há entupimento da artéria por um coágulo. O outro é o AVC hemorrágico, que ocorre com a ruptura de um vaso sanguíneo. Em ambos, a parte do cérebro afetada não recebe o oxigênio necessário e o paciente começa a comprometer neurônios*.

https://1.bp.blogspot.com/-fSuYpqlwB94/WrUAzk77PxI/AAAAAAAAB6Y/XhzfEFrF51MpH7o06Ph6VsVORGmGkyGrgCLcBGAs/s1600/avc%2B3.jpg

Minha irmã, sei que geralmente abordo outros temas e esse é bem específico relacionado a saúde, mas não podemos nos esquecer da gravidade disso e temos que cumprir nosso papel de “cuidadoras” e educadoras seja na nossa casa com as pessoas que amamos como em qualquer lugar onde estivermos.

Que Deus te abençoe, te guarde e te dê sabedoria para cumprir a missão que Ele te confiou.

* As partes que estão em itálico e foram retiradas das falas da Dra. Letícia.

Um abraço! Rosielly Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s