Dinâmica: o que tenho feito?

Olá minha irmã, conforme havia dito, hoje estarei dando exemplos de dinâmicas de reflexão antes de ministrar sobre a vida de Abigail. Também haverá uma de encerramento.

Desde já ressalto que essa é apenas a ideia central, pois tenho certeza que, o Senhor te iluminará para incrementar em algo melhor ainda.

PRIMEIRA DINÂMICA

Material necessário:

Uma caixa( pode ser em formato de coração, ou um bem bonita com fitas tipo um presente, ou até mesmo um baú bonito. É necessário que tenha tampa. Frases dentro da caixa.

Frases digitadas em tiras com letras maiores (pode ser tamanho 30)

Desenvolvimento:

  • A caixa já estará em uma mesa com as frases dentro desde o início do evento.
  • Segurar a caixa e dizer: Antes de iniciarmos, primeiro vamos fazer uma reflexão. Para isso eu tenho essa caixa. Vocês acharam essa caixa bonita? Imaginem, se a caixa é bonita assim, imaginem o presente que que tem dentro dela, deve ser algo muito especial… Inclusive depois de pegar o presente dá ate pra gente usar pra outras coisas.
  • Na verdade essa caixa está aqui representando nossa vida e o que temos dentro de nós enquanto servas do Senhor!
  • As caixas representam nosso lado bonito, que as pessoas enxergam… Na verdade por dentro somente nós e o Senhor sabemos como reagimos as adversidades.
  • Como será que eu sou? Como sou por fora e como sou de verdade por dentro? Será que tenho aplicado o que o Senhor tem ensinado nos cultos… e em reuniões como essa? Como tem sido minha experiência com o Senhor? Ou será que passa ano após ano continuo a mesma mulher? Será que reajo sempre da mesma forma? Como meu marido me vê? Como meus filhos me veem? E na igreja? E meus pais me acham nervosa? E nos outros lugares? Será que tenho levado Jesus através das minhas atitudes? Será que eu semeio a paz por onde passo?
  • Após esses questionamentos, você vai abrir a tampa da caixa e pedir para cada um pegar uma tira. As tiras podem conter varias frases boas com papel de outra cor e frases ruins. Ou você pode pedir para apenas a quantidade de mulheres correspondentes ao número de frases peguem uma frase. Seguem os exemplos de frases ruins:
  • 1- Quando estou com muita fome, estou com uma coxinha deliciosa na mão meu filho passa e esbarra na minha mão. A coxinha cai. Qual é a minha reação?
  • 2- Arrumei a casa toda, ficou tudo lindo e impecável. Deixo meu marido e filhos em casa e foi no supermercado da esquina. Quando retorno a sala parece uma gerra, cheia de almofadas e pipocas caídas no chão. Qual a minha reação diante disso? o que falo para eles?
  • 3- Meu marido chega nervoso com o trabalho, estou cansada porque fiz muitas coisas e não entendo porque ele não arruma aquela gaveta e porta do guarda roupa que está estragada há dias. Vi que ele está nervoso e mesmo assim cobro ele. Ele me responde de forma grosseira. O que eu faço?
  • 4- Vejo meus filhos gritando e brincando alto. Como me dirijo a eles.
  • 5- Arrumei o quarto do meu filho e ficou ótimo! Ele chega da escola e deixa tudo no chão, os brinquedos, material escolar e roupa suja. Qual a minha reação.
  • 6- Ainda moro com meus pais, eles não me entendem, sou calada mesmo, gosto de ficar no quarto estudando e olhando as redes sociais. Minha mãe me pede ajuda com a cozinha e com as coisas da casa. Será que ela não entende que estou cansada? Qual é a resposta que geralmente você dá para ela?
  • 7- Você vê algo na igreja fora do lugar: um copo no chão, uma um piso molhado, o cesto do banheiro derramando… O que você faz.
  • 8- Quando alguém que você ama está chateado e te questiona o que você prefere: argumentar, discutir ou se calar e buscar o momento certo de falar?

Alem disso, podem haver frases com papeis de outra cor que você pode pedir para elas peguem e leiam executem o que a frase manda no encerramento:

  • Procure uma visitante dê um forte abraço e diga algo especial para ela
  • Dê um abraço em três mulheres
  • Diga algo especial para duas mulheres que você conhece
  • Abrace sua irmã da direita

Contextualizando:

Minhã irmã é muito importante sabermos que o que decidimos fazer no dia a dia traz paz ou leva ela pra longe.

É hoje isso vai ficar bem claro conhecendo a História de Abigail. Pois mesmo com as adversidades ela focou no Senhor! O Senhor quer nos capacitar para olhar todas as situações com a visão Dele.

MINISTRAR A PALAVRA.

Após a ministração da Palavra.

Pegar uma caixa com bandeiras de papel branco. Imprimir a seguinte frase digitada no centro da bandeira: A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira( Pv. 15.1)

Colocar a frase no Centro da bandeira

Pedir para que cada uma olhe para a sua bandeira e compreendam a sua missão. Paz é a ausência de conflitos, de brigas. Só Jesus pode nos dar a verdadeira paz que é o bem- estar comigo, com Ele, com quem amo e com quem nem conheço. Minha irmã, Abigail cumpriu a missão dela e foi honrada. Você também tem uma missão!

Minha irmã, pensei que conseguiria redigir todas agora…

Mas de uma fiz três…. É maravilhoso a forma que o Senhor vai agindo…

Ainda não conclui, revisarei esse e farei outro post sobre mais dinâmicas com esse tema tão rico.

Ficou longo, em caso de dúvidas me coloco a disposição para explicar melhor.

Um abraço!

Rosielly Souza

Anúncios

Um pensamento sobre “Dinâmica: o que tenho feito?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s