Se esforçar para se colocar no lugar do outro

Olá minha irmã! Todos os dias o Senhor nos dá oportunidades de amadurecimento através da busca de intimidade com Ele. Além disso, Ele nos ensina e nos molda para nos relacionarmos com as pessoas e fazermos a diferença na vida delas. Por isso, é muito importante compreendermos o que é empatia.

Mas antes de falar sobre empatia, gostaria de enfatizar que Jesus deve ser nosso espelho. Devemos desejar todos os dias amadurecer na intimidade com ele e mudar nossa visão sobre nossos relacionamentos e as fases da nossa vida. Buscar sabedoria para entender as pessoas como elas são, sem pre- julgamentos é muito importante!!! Na verdade essa é a parte mais difícil porque exige esforço diário para se ter maior intimidade com o Senhor e tomar consciência de quem somos sem máscaras.


Alguns preconceitos e estereótipos estão tão impregnados na sociedade que mal paramos para pensar o quanto eles tomam conta das nossas vidas e prejudicam os outros. O fotógrafo norte-americano Joel Parés resolveu retratar os que são mais representativos nos EUA e mostrar como eles, muitas vezes, não condizem com a realidade.
Nesse projeto, chamado de Judging America, ele mostra duas imagens de uma mesma pessoa. Na da esquerda, ela está caracterizada de acordo com os estereótipos que são relacionados à sua aparência, etnia, orientação sexual e condições econômicas, enquanto na da direita, ela mostra como ela é na vida real.

Veja algumas fotos tiradas pelo fotógrafo, o link abaixo tem mais fotos com o endereço da matéria:

FONTE:
http://www.virgula.com.br/comportamento/fotografo-mostra-estereotipos-norte-americanos-como-forma-de-critica-ao-preconceito/#img=1&galleryId=53279

Então minha irmã, achei melhor “ir mais longe”, procurando essas fotos para te mostrar que o pré- julgamento está impregnado em nós. A tendência sempre é julgar pela aparência. Várias vezes olhamos para as pessoas e achamos que sabemos o que ela está pensando. Mas saber o que o outro está pensando é impossível.

Além disso, Você já entrou em uma loja de shopping sem estar bem arrumada e percebeu que os vendedores acharam que você não iria comprar nada? Esses dias atendi no hospital uma mulher que chegou de roupa bem simples, ela passou mal na rua e o SAMU a levou para o hospital. Peguei a bolsa simples dela para conferir os pertences, ao abrir descobri que ela era uma juiza.

Voltando as fotos acima: As fotos a esquerda se referem ao que muitos pensam sobre: aparência, etnia, orientação sexual e condições econômicas ao ver uma pessoa. As fotos da direita, mostram como ela é na vida real. Então dá pra perceber que julgar pela aparência é um grande erro?

Nas fotos imagine se mulher estivesse de vestido bem curto, o segundo homem sem a corda na mão e o terceiro sem as armas é claro. Qual seria sua receptividade se eles te procurassem para buscar uma orientação. Qual seria sua primeira impressão?

Você consgue imaginar um pouco como seria a história deles?Como será que foi a vida das pessoas da esquerda? Estudaram? Tiveram ótimos pais? Foram bem na faculdade? Trabalham com o que? São da igreja? São esforçados?Praticam alguma atividade física?

E as pessoas das fotos a direita? Qual seria sua receptividade? Será que eles estudaram em escolas públicas? São ricos? Sabem trabalhar em equipe? São falsos? São tementes ao Senhor? O que será que fazem da vida?

Então é preciso amadurecer, pois Jesus é nosso maior exemplo e nos ensina o tempo todo que olha o coração. Devemos aprender a olhar com o coração. Temos que parar de achar que sabemos tudo e melhorar o relacionamento com pessoas que não conhecemos e com as pessoas que mais convivemos e amamos.

Fui tão longe nas comparações para te dizer que é necessário mudar a visão das coisas e por isso resolvi falar com você sobre empatia. Senão não será possível compreender o próximo post.

Existem várias possibilidades, suposições e pré- julgamentos que temos sobre várias pessoas e situações. Infelizmente a verdade é que erramos muito com isso. Erramos até sobre nós mesmas. Muitas vezes não sabemos nem interpretar nossos sentimentos e nem sabemos o que queremos. Muitas vezes damos valor demais para alguns pontos positivos que temos e desconsideramos quantas coisas devemos melhorar ainda.

Muitas mulheres tem tanta dificuldade de relacionamento em casa. Muitos maridos também estão cansados e ficam enrolando para chegar em casa mais tarde. Muitos filhos se trancam nos quartos. Por isso, é importante mudar em casa primeiro e aprender observar mais.

Devemos parar de ouvir para falar e argumentar. Devemos começar a ouvir buscando compreender o outro. E essa é a missão que o Senhor nos entregou. Devemos buscar sabedoria e entender o significado de empatia para colocar em prática.

O dicionário explica que empatia é o ato de se colocar no lugar do outro. Na verdade o conceito mais correto é o “esforço” de se colocar no lugar do outro. Por mais que a gente tente se colocar no lugar do outro não é possível. Não tem como medir a dor, o medo, a falta, a euforia, a alegria, a fé. Mas ao se colocar a disposição de servir e ajudar o outro você estará exercendo a empatia.

Minha irmã, o Espírito Santo nos convida a prestar atenção nas coisas que estão nos irritando. É necessário que Jesus caminhe conosco e aprendamos olhar as coisas como Ele nos ensina. Então esse é o desafio! Se você entende que tem sua identidade formada em Deus, tem sua história e compreende que o outro também tem…É preciso que você amadureça e aprenda regras para evitar discussões desnecessárias e realmente viva o melhor que o Senhor tem pra sua vida.

Se você conseguir fazer o que será proposto no próximo post, tenho certeza que todos em sua casa serão mais felizes. Lembre- se: nosso objetivo é viver bem enquanto estamos por aqui nessa terra, devemos amar conforme o Senhor nos ensina e no final estaremos com Ele face a face. Sem mudança de vida, só restará sofrimento e uma falsa sensação de que se conhece a Jesus. Com Jesus deve haver transformação diária de vida! Muitas mulheres acham que são transformadas, mas pioram a cada dia.

Jesus nos dá diariamente a chance de repensar e recomeçar, então já está na hora de amadurecer, porque o tempo passa Ele tem misericórdia, mas muitas vezes os erros que cometemos trazem muitas consequências terríveis para a visa inteira. Pense nisso!

Um abraço! Rosielly Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s